Ortodontia

 

Como saber se preciso de um ortodontista?

Apenas o cirurgião-dentista (preferncialmente um ortodontista) poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico. Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, modelos de gesso ou 3D, fotografias e radiografias, o ortodontista poderá decidir se a tratamento é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você.

Se você apresenta algum dos problemas abaixo, o tratamento ortodôntico pode estar indicado para você:

Apinhamento – ocorre quando há falta de espaço para os dentes se acomodarem em uma ou ambas as arcadas dentárias.

Sobremordida - este problema é caracterizado por um excesso vertical da região anterior da maxila e/ou uma sobre-erupção dos dentes dessa região. Nos casos de sobremordida, os dentes superiores recobrem os dentes inferiors na região anterior, conferindo um sorriso desagradável e problemas mastigatórios. Os dentes inferiores podem, inclusive, estar tocando no palato e na gengiva do arco superior.

Mordida cruzada anterior –ocorre quando a arcada superior não se encontra encaixada ligeiramente por fora da arcada inferior ao morder normalmente.

Mordida cruzada
– ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente.

Mordida aberta
– espaço entre os dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores estão em contato.

Desvio de linha mediana – ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.

Diastema – espaços entre os dentes.

 

Como funciona um tratamento ortodôntico eficaz?

Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como removíveis, são utilizados na correção ortodôntica, a seguir citamos alguns exemplos. Aparelhos fixos podem ser:

APARELHOS FIXOS

Metálicos: Este é o tipo mais comum de aparelho, consiste em acessórios colados diretamente nos dentes com fios ligando uns aos outros. Esses fios são periodicamente substituídos a cada visita ao dentist, sendo seu diâmentro gradativamente aumentado de forma a corrigir o alinhamento e o nivelamento dos dentes. Atualmente utilizamos na maioria dos casos aparelhos autoligados, que dispensam a presença de ligaduras elásticas (borrachinhas) devido a várias vantagens em relação ao sistema tradicional.

Aparelhos Estéticos: Safira, Cerâmico, etc. Funcionam da mesma forma que os metálicos, porem são mais discretos por serem menos perceptíveis.

APARELHOS REMOVÍVEIS:

Aparelhos Ortopédicos: Utilizados geralmente em crianças para corrigir problemas dentários e/ou esqueléticos a fim de evitar que tais alterações causem distúrbios oclusais na dentição permanente.

Alinhadores Ortodônticos: Representam uma excelente alternativa aos aparelhos fixos, procurados por um número cada vez maior de pessoas devido às vantagens em relação aos tratamentos convencionais.

Amortecedores de lábios e bochechas — são destinados a manter os lábios e bochechas afastadas dos dentes. Os músculos dos lábios e bochechas podem exercer pressão sobre os dentes e os amortecedores ajudam a aliviar esta pressão.

Expansor palatino — um mecanismo utilizado para alargar o arco da mandíbula superior. Consiste em uma placa de plástico que se encaixa sobre o céu da boca. A pressão externa aplicada sobre a placa por meio de parafusos força as juntas dos ossos do palato a se abrirem para os lados, alargando a área palatina.

Contentores móveis — utilizados no céu da boca, estes aparelhos de contenção previnem que os dentes voltem à posição anterior. Podem também ser modificados e utilizados para evitar que a criança chupe o dedo.

Aparelho extrabucal — com este aparelho, uma faixa é colocada em volta da parte de trás da cabeça, e ligada a um elástico na frente, ou um arco facial. Este aparelho retarda o crescimento da maxila e mantém os dentes posteriores onde estão, enquanto os dentes anteriores são empurrados para trás.

 

Agende um horário

*

*

*

*